quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Deixar claro o que é caro

O caro não é aquilo que demanda enormes quantias ou aquilo que você não pode comprar. O caro é aquilo cujo preço ou valor está acima da média.
Quanto ao preço, se um produto custa 20 centavos e está sendo vendido a 40, ele está caro. Não importa se o preço é ínfimo. O que importa é a discrepância entre o preço médio e o preço elevado, resultando, no caso, aumento de 100%; o que ocorre, via de regra, quando o produto é mais desejado.
Em relação ao aumento do valor, pode-se dizer que corresponde ao aumento da importância. Quando eu envio um e-mail para alguém estimado e digo “Caro(a) fulano(a)...”, isso deveria, literalmente, significar que aquela pessoa tem um valor, para mim, acima do valor médio que eu atribuo às pessoas, por exemplo, que eu não conheço. Quanto maior é o valor de algo, mais caro — mais querido — isso nos é.
Na verdade, em ambos os sentidos, o que encarece algo é a importância que conferimos a ele.

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