O caro não é aquilo que demanda enormes
quantias ou aquilo que você não pode comprar. O caro é aquilo cujo preço ou
valor está acima da média.
Quanto ao preço, se um produto custa 20
centavos e está sendo vendido a 40, ele está caro. Não importa se o preço é ínfimo.
O que importa é a discrepância entre o preço médio e o preço elevado, resultando,
no caso, aumento de 100%; o que ocorre, via de regra, quando o produto é mais
desejado.
Em relação ao aumento do valor, pode-se
dizer que corresponde ao aumento da importância. Quando eu envio um e-mail para
alguém estimado e digo “Caro(a) fulano(a)...”, isso deveria, literalmente, significar
que aquela pessoa tem um valor, para mim, acima do valor médio que eu atribuo às
pessoas, por exemplo, que eu não conheço. Quanto maior é o valor de algo, mais caro — mais querido — isso nos é.
Na verdade, em ambos os sentidos, o que
encarece algo é a importância que conferimos a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário